PUBLICIDADE
Topo

Desenvolvedores da Apple buscam mudanças na App Store em conferência anual

WWDC 2021, conferência para desenvolvedores Apple, ocorre entre os dias 7 e 11 de junho - Divulgação
WWDC 2021, conferência para desenvolvedores Apple, ocorre entre os dias 7 e 11 de junho Imagem: Divulgação

Stephen Nellis

07/06/2021 09h44Atualizada em 07/06/2021 14h00

O presidente-executivo da Apple, Tim Cook, e sua equipe discursam para um de seus públicos mais importantes nesta segunda-feira, dando início a uma conferência anual para desenvolvedores de aplicativos em um momento em que a fabricante do iPhone está se defendendo no tribunal por causa das políticas de sua App Store.

A Apple Worldwide Developers Conference, realizada online pelo segundo ano por causa da pandemia, normalmente atrai milhares de desenvolvedores de aplicativos, muitos dos quais esperam que a empresa ouça suas preocupações.

Na semana passada, um desenvolvedor proeminente e apresentador de podcast de tecnologia, Marco Arment, argumentou em um blog que a Apple precisa reconhecer "duas verdades óbvias": que os aplicativos trazem valor para a Apple e que os próprios desenvolvedores atraem clientes. Não é apenas o show da Apple.

"Intimidar e levar os desenvolvedores a pensar que precisamos beijar os pés da Apple por nos permitir agregar bilhões de dólares em sua plataforma não é apenas ganancioso, mesquinho e moralmente repreensível, mas profundamente insultuoso", escreveu Arment.

A Apple não retornou imediatamente um pedido da Reuters para comentar os sentimentos sobre as políticas da App Store.

O controle da Apple sobre quais aplicativos chegam à sua plataforma de aplicativos e suas comissões de 15% a 30% nas vendas digitais passaram por escrutínio regulatório e estiveram no centro de um processo antitruste de três semanas movido pelo criador de "Fortnite", Epic Games, onde um juiz federal está considerando como decidir.

A Apple disse que suas práticas na App Store aumentam o mercado de software móvel criando um ambiente para aplicativos pagos em que os consumidores confiam.

Na semana passada, a empresa destacou um estudo que financiou que descobriu que os aplicativos geraram 643 bilhões de dólares em cobranças e vendas no ano passado, 90% dos quais isentos de comissões da Apple.

"O resultado não é de apenas aplicativos incríveis para os usuários: são empregos, oportunidades e inovações incalculáveis que impulsionarão as economias globais por muitos anos", disse o presidente-executivo da Apple, Tim Cook, em comunicado sobre o estudo.

Nem todos os desenvolvedores têm sentimentos negativos, disse Ben Bajarin, executivo-chefe da Creative Strategies, que tem pesquisado desenvolvedores da Apple e descobriu que mais de 90% não têm planos de parar de fazer aplicativos para dispositivos da Apple.

Desenvolvedores independentes menores que ganham 1 milhão de dólares ou menos por ano e pagam taxas menores tendem a se sentir mais positivos sobre o valor que a Apple oferece do que desenvolvedores em empresas maiores que pagam taxas mais altas, de acordo com os resultados de mais de 400 desenvolvedores até agora na pesquisa em andamento.

No entanto, algumas reclamações são generalizadas, com mais da metade dos desenvolvedores dizendo que as taxas deveriam ser limitadas a 10%, e muitos querendo mais clareza sobre os motivos para rejeitar aplicativos da App Store e como resolver esses problemas, disse Bajarin.

"O suporte ao desenvolvedor é definitivamente algo problemático", disse ele.