Topo

YouTube anuncia US$100 mi para fomentar novo recurso de vídeos Shorts

11/05/2021 15h55

Por Sheila Dang

(Reuters) - O YouTube anunciou nesta terça-feira um fundo de 100 milhões de dólares para pagar criadores de conteúdo que fazem vídeos de sucesso em seu novo recurso de vídeos curtos Shorts, com a intenção de atrair mais influenciadores.

O fundo será lançado nos próximos meses e pagará os criadores neste ano e em 2022, disse o YouTube, que pertence à Alphabet.

Esse investimento chega no momento em que as plataformas lutam para atrair jovens criadores, que estão conquistando muitos fãs - e um grande potencial de ganhos - ao filmar pequenos vídeos cômicos e dancinhas virais.

O aplicativo TikTok deu início à tendência de vídeos curtos e foi rapidamente copiado por outras plataformas, como o Reels no Instagram, que é de propriedade do Facebook, o Spotlight do Snapchat e o Shorts do YouTube.

O YouTube disse que o novo fundo pagará mensalmente milhares de criadores cujos vídeos curtos recebam mais engajamento do público. Ele ainda acrescentou que começará a testar anúncios nos Shorts.

Diante do aumento de competição no mercado de vídeos curtos, as plataformas têm usado fundos para criadores como uma forma de atrair mais usuários.