Topo

TSMC investirá US$100 bi em 3 anos para atender à demanda de chips

01/04/2021 09h44

TAIPEI (Reuters) - A fabricante de chips TSMC disse nesta quinta-feira que planeja investir 100 bilhões de dólares nos próximos três anos para aumentar a capacidade de suas fábricas.

O anúncio vem dias após a Intel anunciar um plano de 20 bilhões de dólares para expandir sua capacidade de fabricação de chips avançados.

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co Ltd, que tem entre os clientes a Apple e a Qualcomm, já havia sinalizado um plano de gastar entre 25 bilhões e 28 bilhões este ano para desenvolver e produzir chips avançados.

A mudança ocorre no momento em que as empresas globais sofrem com a escassez de chips semicondutores, o que inicialmente forçou montadoras a cortar a produção, mas agora está prejudicando fabricantes de smartphones, laptops e até mesmo eletrodomésticos em meio a um aumento na demanda alimentado pela pandemia de coronavírus.

"Estamos entrando em um período de maior crescimento, já que as megatendências plurianuais de 5G e computação de alto desempenho devem alimentar a forte demanda por nossas tecnologias de semicondutores nos próximos anos", disse a TSMC em um comunicado à Reuters.

"Além disso, a pandemia de Covid-19 também acelera a digitalização em todos os aspectos", disse.

(Reportagem de Ben Blanchard em Taipei e Sayantani Ghosh em Cingapura)