Topo

Reguladores bancários dos EUA fazem pesquisa sobre uso de inteligência artificial

29/03/2021 16h44

Por Pete Schroeder

WASHINGTON (Reuters) - Reguladores do setor bancário dos Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira que abriram consulta pública sobre o crescente uso de ferramentas de inteligência artificial por instituições financeiras.

Em comunicado, os reguladores afirmaram que querem ter informações sobre o uso da tecnologia pelos bancos como no monitoramento de fraudes, concessão de empréstimos, e que tipo de benefícios e problemas a adoção da tecnologia apresenta.

A pesquisa não está ligada a nenhum projeto regulatório específico, mas as autoridades afirmaram que estão buscando comentários do público para identificarem qualquer área onde possa ser útil para as agências de regulação esclarecerem as regras atuais sobre uso de inteligência artificial.

"As agências apoiam a inovação responsável pelas instituições financeiras", afirmaram os reguladores no comunicado. "Com a governança apropriada, gestão de risco e gestão aderente às normas, o uso de tecnologias inovadoras pelas instituições financeiras, como as que involvam inteligência artificial, tem potencial para melhorar o processo de tomada de decisão e os serviços disponíveis para consumidores e empresas."

O anúncio foi feito por Federal Reserve, Agência de Proteção Financeira ao Consumidor e outras agências federais e ilustra a crescente uso da inteligência artificial no setor financeiro.

A pesquisa busca respostas sobre preocupações tradicionais dos bancos, como ciberssegurança, bem como questões específicas vinculadas à inteligência artificial, como modelos de gestão que dinamicamente se atualizam em resposta a novos dados.

Em 2018, o vice-presidente do Fed, Randal Quarles, disse que o banco central norte-americano observava de perto o uso da tecnologia de aprendizado de máquina pelos bancos e questionou se uma legislação "mais especializada" seria necessária.