Topo

OneWeb lança 36 satélites para montar rede global de acesso à internet

25/03/2021 11h46

MOSCOU (Reuters) - A OneWeb lançou em órbita 36 satélites a partir de um cosmódromo no extremo leste da Rússia nesta quinta-feira, parte dos planos da empresa de ofertar acesso global de alta velocidade à internet.

O lançamento, realizado pela Arianespace do cosmódromo Vostochny, elevou o número de satélites da empresa em órbita para 146. A frota é projetada para fornecer conectividade global de alta velocidade e baixa latência, disse a operadora de satélites.

A OneWeb disse que este é o segundo de cinco lançamentos que permitirão que sua conectividade alcance todas as regiões ao norte de 50 graus de latitude até meados de 2021.

"Esses serviços cobrirão o Reino Unido, Alasca, Norte da Europa, Groenlândia, Islândia, Mar Ártico e Canadá, e serão ativados antes do final do ano", disse. "A OneWeb pretende então disponibilizar serviços globais em 2022", acrescentou.

Os lançamentos da OneWeb foram retomados em dezembro, depois que a empresa emergiu de um processo de recuperação judicial com 1 bilhão de dólares em investimentos de um consórcio do governo britânico e da indiana Bharti Enterprises, seus novos controladores.

Fundada em 2014 pelo empresário Greg Wyler, a OneWeb planejava lançar cerca de 650 satélites em órbita terrestre baixa para fornecer internet global, mas teve dificuldade em levantar recursos para empreitada.

(Por Gabrielle Tétrault-Farber)