Topo

Companhia italiana descobre forma de detectar Covid-19 pelo som

23/03/2021 11h19

Por Giancarlo Navach

MILÃO (Reuters) - A companhia italiana Neosperience desenvolveu uma maneira de detectar infecções por Covid-19 analisando a fala ou tosse de uma pessoa, disse a empresa de software. O anúncio fazia as ações da empresa dispararem nesta terça-feira.

O presidente da Neosperience, Dario Melpignano, disse que o sistema, que detecta sons característicos de doenças respiratórias, tem mais de 80% de precisão.

O projeto foi desenvolvido com parceiros e usando inteligência artificial embutida em uma plataforma de computação em nuvem chamada Neosperience Health Cloud, usada para analisar radiografias, afirmou a empresa em um comunicado.

As ações da Neosperience chegaram a disparar quase 18%.

"É apenas o início de um projeto que tem um potencial incrível porque o processamento desse tipo de dado pode ser usado efetivamente como um teste de triagem", disse Alessandro Nizardo Chailly, presidente da Capsula, sócia da Neosperience.

O modelo de registro e análise pode ajudar a detectar e diagnosticar uma ampla gama de patógenos, acrescentou o consultor científico da Capsula, Giuseppe Andreoni.