Topo

ByteDance desenvolve aplicativo parecido com Clubhouse, dizem fontes

04/03/2021 12h02

Por Yingzhi Yang e Pei Li e Brenda Goh

(Reuters) - A controladora do TikTok, ByteDance, está desenvolvendo um aplicativo semelhante com o Clubhouse em meio a uma corrida no setor para criação de serviços semelhantes à rede social por voz norte-americana, que passa por sucesso global.

Pelo menos uma dezena de aplicativos semelhantes foram lançados no mês passado na China, em um movimento que se intensificou quando o país bloqueou o Clubhouse em fevereiro diante de discussões de usuários que participam de debates sobre campos de detenção em Xinjiang e independência de Hong Kong.

Os novos apps incluem o relançamento na semana passada do Mi Talk, da Xiaomi, na forma de um aplicativo que adiciona apenas membros que receberam convites para o serviço voltado a profissionais. Outros apps semelhantes estão em desenvolvimento, afirmaram executivos do setor.

Os planos da ByteDance ainda estão nos estágios iniciais, afirmaram duas fontes. A ByteDance não comentou o assunto.

O sucesso do Clubhouse, que é capaz de hospedar até 8 mil pessoas por sala de bate-papo e atraiu personalidades como os presidentes da Tesla, Elon Musk, e da corretora online Robinhood, Vlad Tenev, ressaltou o mercado potencial para serviços de comunicação por voz.

(Por Yingzhi Yang, Pei Li e Brenda Goh