Topo

Apple supera previsões com recorde nas venda do iPhone, vendas na China disparam

27/01/2021 19h47

Por Stephen Nellis

(Reuters) - A Apple divulgou nesta quarta-feira vendas e lucros do fim de ano acima das expectativas de Wall Street, já que os novos iPhones 5G ajudaram a impulsionar a receita de aparelhos a um novo recorde e geraram um aumento de 57% nas vendas na China.

A Apple lançou sua linha do iPhone 12 várias semanas depois do normal, mas um número maior de modelos e um novo visual parecem ter atendido à demanda por atualizações, especialmente na China. A empresa também teve fortes vendas de seus laptops Mac e iPads no trimestre, impulsionada por consumidores que trabalharam, aprenderam e jogaram em casa durante a pandemia.

A receita da Apple no trimestre encerrado em 26 de dezembro cresceu 21%, a 111,44 bilhões de dólares. O lucro por ação subiu de 1,25 para 1,68 dólar. Analistas esperavam 103,28 bilhões de dólares de receita e lucro de 1,41 por ação, segundo dados IBES da Refinitiv.

As vendas de iPhones foram de 65,6 bilhões de dólares, ante estimativas de 59,8 bilhões e superando o recorde trimestral anterior da Apple de 61,58 bilhões em vendas de iPhone no primeiro trimestre fiscal de 2018.

A Apple prosperou durante uma pandemia que a forçou a fechar muitas de suas lojas, mas levou muitos consumidores a comprar ou atualizar os dispositivos.

O presidente da Apple, Tim Cook, disse à Reuters que a empresa agora tem uma base instalada ativa de 1,65 bilhão de dispositivos, em comparação com 1,5 bilhão um ano antes. Cook também disse que a Apple agora tem uma base instalada de mais de 1 bilhão de iPhones, aumento em relação aos 900 milhões que a empresa divulgou mais recentemente em 2019.

Cook está otimista quanto às vendas de telefones, citando os primeiros dados de vendas na China. A previsão se mostrou correta, com as vendas fiscais do primeiro trimestre na China aumentando 57%, para 21,31 bilhões de dólares, em comparação com 13,58 bilhões de dólares no ano anterior.

As vendas do Mac alcançaram 8,68 bilhões de dólares, em linha com as expectativas dos analistas de 8,69 bilhões. Em novembro, a Apple lançou seu primeiro laptop e desktop com chips de processador próprios, quebrando uma parceria de quase 15 anos com a Intel.

As vendas de iPads foram de 8,44 bilhões de dólares, em comparação com as expectativas dos analistas de 7,46 bilhões.

O negócio de serviços da empresa, que inclui seu novo pacote Apple One de televisão, música e serviços de armazenamento em nuvem, teve receita de 15,76 bilhões de dólares, contra projeção de analistas de 14,8 bilhões.

O segmento de serviços também inclui vendas da App Store, cujas práticas de cobrança se tornaram um ponto de conflito com o criador de "Fortnite", Epic Games, e cujas regras de privacidade geraram uma briga pública com o Facebook.

O segmento de vestíveis e acessórios da Apple, que inclui as linhas Apple Watch e AirPods, atingiu 12,97 bilhões de dólares em receita, ante previsões de analistas de 11,96 bilhões.

(Reportagem de Stephen Nellis)