Topo

Mercedes revela SUV compacto elétrico, em desafio à Tesla

20/01/2021 14h00

Por Nick Carey

(Reuters) - A Mercedes-Benz, da Daimler, apresentou nesta quarta-feira o EQA, novo SUV elétrico compacto, como parte dos planos para enfrentar o rival Tesla e oferecer mais veículos livres de emissões para cumprir as metas na Europa e China.

O EQA, primeiro de vários modelos elétricos que a Mercedes-Benz planeja lançar neste ano, terá inicialmente um alcance de 426 quilômetros, com um modelo de 500 quilômetros chegando depois, disse a montadora de carros premium em uma apresentação.

O SUV estará à venda na Europa em 4 de fevereiro por "faixas de preço muito atraentes", disse uma executiva da empresa. As vendas de veículos elétricos decolaram na Europa no ano passado, com as montadoras lutando para atingir metas de emissões de CO2 da União Europeia. As vendas receberam um impulso de subsídios incluídos em medidas de estímulo econômico implementadas na França e na Alemanha, em particular.

As vendas de modelos totalmente elétricos e híbridos subiram 122% na UE nos primeiros nove meses de 2020.

A Tesla saiu na frente nas vendas de veículos elétricos e dominou as vendas globais. O Tesla Model 3 para o mercado de massa é o mais vendido do mundo no setor, seguido em distante segundo lugar pelo Zoe, da Renault.

As montadoras enfrentarão proibições de veículos movidos a combustíveis fósseis a partir de 2030 em alguns mercados.

(Reportagem de Nick Carey)

((Tradução Redação São Paulo; + 55 11 5644-7712))

REUTERS AAP