PUBLICIDADE
Topo

Uber vende a sua unidade de carros autônomos em acordo de US$ 4 bilhões

Exemplo de carro autônomo que a Uber estava trabalhando - Gabriel Francisco Ribeiro/UOL
Exemplo de carro autônomo que a Uber estava trabalhando Imagem: Gabriel Francisco Ribeiro/UOL

Krystal Hu e Tina Bellon e Jane Lanhee Lee

Reuters

08/12/2020 10h00

A Uber Technologies está vendendo sua unidade de direção autônoma, a Uber Advanced Technologies Group (ATG), para a startup Aurora, disseram as empresas na segunda-feira, em um movimento que aceleraria a meta da Uber para alcançar a lucratividade.

A transação, envolvendo ações, avaliou a ATG em 4 bilhões de dólares, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto. Isso representa uma grande queda no valor da ATG, que levantou 1 bilhão de dólares de um consórcio de investidores, incluindo Toyota Motor e SoftBank Group com uma avaliação de 7,25 bilhões no ano passado.

Após a venda, a Uber também está investindo 400 milhões de dólares na Aurora, avaliando a startup em 10 bilhões de dólares, acrescentaram as pessoas. A Uber terá cerca de 26% da participação acionária na Aurora em base totalmente diluída, disse a empresa em documento.

A Aurora, que está trabalhando para desenvolver caminhões autônomos, carros e veículos de entrega, irá colaborar com a Uber para lançar veículos autônomos em sua rede de entregas e no transporte de passageiros. A Uber também está trabalhando na construção de sua plataforma de logística de carga, mas não opera seus próprios caminhões no momento.

A venda vai acelerar a meta da Uber de alcançar a lucratividade em uma base ajustada até o final de 2021, disse o presidente-executivo Dara Khosrowshahi em entrevista à Reuters.

"Isso basicamente avança nosso caminho para a lucratividade", disse ele.