Topo

Cidade do Japão usa robô "Lobo Mostruoso" para deter ursos selvagens

11/11/2020 12h53

TÓQUIO (Reuters) - Uma cidade do Japão acionou robôs semelhantes a lobos na tentativa de assustar ursos que se tornaram um problema cada vez mais perigoso no interior do país.

A prefeitura de Takikawa, situada na ilha de Hokkaido, no norte, comprou e instalou um par dos robôs depois que ursos foram vistos rondando bairros em setembro. Autoridades municipais disseram que os animais não foram avistados desde então.

Os flagras de ursos atingiram um pico de cinco anos, sobretudo em áreas rurais do oeste e do norte do Japão, noticiou a emissora nacional NHK. Já houve dúzias de ataques em 2020, dois deles fatais, o que levou o governo a convocar uma reunião de emergência no mês passado para tratar da ameaça que eles representam.

O robô chamado "Lobo Mostruoso" consiste de um corpo peludo com quatro patas, uma juba amarela e olhos vermelhos brilhantes e ferozes. Quando seus sensores de movimento são ativados, ele mexe a cabeça, pisca luzes e emite 60 sons diferentes, que vão de uivos a sons de máquinas.

O fabricante de máquinas Ohta Seiki vendeu cerca de 70 unidades do robô desde 2018.

Autoridades municipais de Takikawa disseram que ursos se tornam mais ativos e perigosos quando buscam alimento antes de entrarem em hibernação, no final de novembro. A diminuição das nozes e castanhas na natureza selvagem neste ano pode ter induzido os animais a se aventurarem mais perto de cidades pequenas em busca de sustento, de acordo com a mídia local.

(Por Hideto Sakai, Akiko Okamoto e Rocky Swift, em Tóquio)