Topo

WhatsApp recebe aval para lançar função de pagamentos na Índia

05/11/2020 14h47

CHENNAI, Índia (Reuters) - O WhatsApp recebeu aval para lançar seu serviço de pagamentos na Índia começando com 20 milhões de usuários, disse o principal processador de pagamentos do país nesta quinta-feira, dando ao aplicativo do Facebook uma entrada num mercado gigante.

O WhatsApp, que tem mais de 400 milhões de usuários na Índia, seu maior mercado, vai competir com Google Pay, Paytm e PhonePe, do Walmart.

O WhatsApp há muito tenta cumprir regulamentações indianas, incluindo normas de armazenamento de dados que exigem que todas as informações relacionadas a pagamentos sejam armazenadas localmente.

"O WhatsApp pode expandir sua base de usuários de Interface Unificada de Pagamentos de maneira gradativa, começando com uma base máxima de usuários registrados de 20 milhões", disse a National Payments Corporation of India (NPCI) em comunicado.

Criada em 2008, a NPCI é uma empresa sem fins lucrativos que conta com mais de 50 bancos como acionistas, incluindo o State Bank of India, Citibank e HSBC.

O WhatsApp anunciou em junho parceria com Banco do Brasil, Cielo e as bandeiras de cartões Visa e Mastercard para pagamentos, mas o Banco Central suspendeu essa operação, autorizando-a apenas para testes.

Na semana passada, o presidente-executivo da Cielo, Paulo Caffarelli, disse esperar que o BC autorize já neste mês o uso do WhatsApp para pagamentos.

(Por Sudarshan Varadhan)