Topo

Arábia Saudita lança estratégia nacional de inteligência artificial

21/10/2020 14h01

DUBAI (Reuters) - A Arábia Saudita lançou nesta quarta-feira uma estratégia nacional de inteligência artificial com o objetivo de tornar-se líder global na área, à medida que busca diversificar sua economia baseada no petróleo.

A Estratégia Nacional para Dados e Inteligência Artificial (NSDAI) buscará atrair 20 bilhões de dólares em investimentos estrangeiros e locais até 2030, disse um comunicado.

Na abertura da Cúpula Global de AI do reino, o chefe da Autoridade de Dados e Inteligência Artificial da Arábia (SDAIA) - que liderará a estratégia - disse que Riad fará parcerias.

"A Arábia Saudita implementará um plano multifásico e multifacetado que inclui habilidades, política e regulamentação, investimento, pesquisa e inovação e desenvolvimento do ecossistema", disse o comunicado.

A Arábia Saudita tenta diversificar sua economia, afastando-se do petróleo, impulsionando o setor privado e criando mais empregos para os sauditas de acordo com seu plano "Visão 2030".

O reino pretende treinar dois mil sauditas e especialistas em inteligência artificial nos próximos 10 anos, disse o chefe da SDAIA, Abdullah bin Sharaf Alghamdi, à Reuters.

(Reportagem de Lisa Barrington e Aziz El Yaakoubi)