Topo

IPO de US$35 bi da Ant Group deve passar ileso por sanções dos EUA, dizem analistas

08/10/2020 09h36

Por Scott Murdoch e Julie Zhu

HONG KONG (Reuters) - A oferta pública inicial de ações da Ant Group, de 35 bilhões de dólares, provavelmente não vai sofrer impactos por sanções dos Estados Unidos por causa de sua limitada presença internacional, afirmaram potenciais investidores e analistas.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está considerando sanções contra a Ant, uma afiliada das gigante chinesa de comércio eletrônico Alibaba, e a Tencent, citando preocupações de ameaça à segurança nacional dos EUA, sem apresentar provas, que as plataformas de pagamento de ambas empresas acarretariam, publicou a Bloomberg na quarta-feira.

Se implementadas, as restrições vão mostrar como Trump tenta impedir que companhias chinesas entrem no sistema financeiro dos EUA e se tornem ameaças competitivas significativas.

A Ant afirmou que não tem conhecimento sobre qualquer discussão com o governo sobre restrições. Tencent e a Casa Branca não comentaram o assunto.

A Ant está trabalhando em uma listagem dupla de ações em Xangai e em Hong Kong possivelmente já neste mês, no que fontes afirmaram que será o maior IPO do mundo, superando a operação promovida pela petrolífera saudita Aramco, de 29,4 bilhões de dólares realizada em dezembro.

As plataformas Alipay, da Ant, e WeChat, da Tencent, são usadas principalmente por cidadãos chineses que possuem contas na moeda local renminbi.

"Basicamente, a receita com contas internacionais deve ser 5% ou menos do total da Ant Group. Isso significa que a contribuição da receita dos EUA seria até menos que isso", disse Chelsey Tam, analista sênior da Morningstar.

"Eu tenho certeza que os investidores vão perguntar sobre isso no roadshow, mas é bem fácil para os investidores entenderem que se Alipay e Wechat ampliarem seus negócios no exterior, os EUA provavelmente não serão a prioridade", disse Tam.