Topo

Startup de robótica UiPath busca bancos para coordenar IPO, dizem fontes

21/09/2020 20h29

Por Anirban Sen e Krystal Hu

(Reuters) - A UiPath iniciou discussões para contratar bancos enquanto se prepara para uma oferta inicial de ações (IPO) nos EUA que pode avaliar a startup de software de robótica em mais de 15 bilhões de dólares, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.

A empresa, que gera atualmente mais de 400 milhões de dólares em receita anual, se prepara para abrir o capital em 2021, disse um das fontes, sob condição de anonimato.

A UiPath não quis comentar.

A startup ajuda empresas a automatizar tarefas repetitivas e rotineiras em áreas como contabilidade, recursos humanos e tecnologia da informação. Foi fundada em 2005 na Romênia pelo ex-executivo da Microsoft Daniel Dines e Marius Tirca.

Os negócios da UiPath se beneficiaram com a mudança para o trabalho remoto durante a pandemia, o que levou empresas a intensificarem a busca por soluções automatizadas.

Na semana passada, a empresa de dados Snowflake levantou mais de 3 bilhões de dólares no maior IPO do ano, enquanto a Unity Software levantou 1,3 bilhão de dólares.

Outras estreias de alto nível estão agendadas antes do final do ano, com nomes como Palantir, Airbnb, Asana e DoorDash.

A UiPath já captou mais de um bilhão de dólares de investidores de capital de risco como Accel, Sequoia, Coatue Management e CapitalG, e foi avaliada em 10,2 bilhões de dólares após sua última rodada de financiamento no início deste ano.

A UiPath compete com empresas como a Automation Anywhere, apoiada pela SoftBank, e a Blue Prism, do Reino Unido.