Topo

Pompeo se diz confiante de que Huawei terá concorrentes ocidentais

15/09/2020 13h35

WASHINGTON (Reuters) - O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, disse nesta terça-feira que está confiante de que haverá concorrentes ocidentais para a Huawei a custos comparáveis na implementação da rede 5G, acrescentando que acredita que as tecnologias ocidentais irão dominar o setor.

"Estou confiante de que haverá produtos com boa relação custo-benefício de fornecedores confiáveis do Ocidente que podem oferecer os mesmos serviços, ou serviços melhores, a um custo comparável", disse Pompeo durante evento do Atlantic Council.

Com as relações EUA-China no pior momento em décadas, Washington tem pressionado governos ao redor do mundo a proibir a Huawei, alegando que a empresa entregaria dados ao governo chinês.

A Huawei nega alegações e diz que os EUA estão tentando prejudicá-la porque as empresas ocidentais estão ficando para trás em relação à tecnologia 5G.

Pompeo disse que os países passaram a reconhecer os custos de colocar fornecedores "não confiáveis" em seus sistemas.

"Com o tempo, acho que o mundo reconhecerá que esse não é o caminho certo e você verá as tecnologias ocidentais verificadas, confiáveis e transparentes dominando os mercados de telecomunicações", disse ele.

(Por Arshad Mohammed, Humeyra Pamuk, David Brunnstrom e Daphne Psaledakis)