Topo

Empresa apoiada pela Qualcomm lança novo processador em meio à corrida por chips de inteligência artificial

27/08/2020 15h22

(Reuters) - A Kneron, uma startup de semicondutores apoiada pelo braço de capital de risco da Qualcomm e pelo Alibaba Group Holding, anunciou nesta quinta-feira um novo chip que lidará com funções de inteligência artificial em dispositivos a bateria.

A empresa sediada em San Diego, Califórnia, disse que o chip KL720 pode realizar tarefas como reconhecimento de imagens e de voz.

Muitos dispositivos a bateria, por exemplo, são capazes de reconhecer uma "palavra de ativação" para comandos de voz, mas depois devem se conectar à internet para o processamento de linguagem completo. A Kneron disse que seu novo chip pode permitir que o próprio dispositivo contenha um dicionário e realize esse processamento.

A Kneron está entre uma série de empresas que estão correndo para realizar essas tarefas em dispositivos menores, como drones, assistentes de voz e campainhas inteligentes. Realizar o reconhecimento de imagem ou voz sem conectar-se a um data center na nuvem pode apresentar menos preocupações com a privacidade e fazer os dispositivos funcionarem melhor quando a conexão com a internet for fraca.

A Kneron captou 70 milhões de dólares até o momento e disse que seu novo chip estará disponível para os fabricantes de dispositivos para testes nas próximas semanas.

(Por Stephen Nellis em San Francisco)