Topo

TikTok abrirá primeiro data center europeu na Irlanda

06/08/2020 12h15

Por Padraic Halpin

DUBLIN (Reuters) - O aplicativo chinês TikTok, que enfrenta a ameaça de uma proibição dos EUA, disse nesta quinta-feira que instalará seu primeiro data center europeu na Irlanda, estendendo sua presença no país onde já possui um centro para lidar com questões regulatórias regionais.

O movimento ocorre dias depois que a controladora ByteDance disse que estava pensando em mudar a sede do TikTok para o exterior, depois que uma reportagem da mídia britânica afirmou que a unidade poderia se mudar para Londres.

O investimento de 420 milhões de euros do TikTok na Irlanda ocorre em um momento difícil nas relações entre a China e o Ocidente, com divergências sobre uma série de questões, desde um conflito comercial e a pandemia de coronavírus até a situação política em Hong Kong.

O data center criará centenas de empregos, aprimorará a capacidade global do TikTok e sinaliza seu compromisso de longo prazo com a Irlanda, escreveu o chefe global de segurança da informação Roland Cloutier em publicação no blog da empresa.

O "Trust and Safety Hub" do TikTok, estabelecido em Dublin em janeiro, lida com reguladores e governos na Europa, Oriente Médio e África.

A empresa também transferiu sua supervisão de privacidade dos usuários europeus para a Irlanda em junho, e disse que suas entidades irlandesas e britânicas assumirão o controle do gerenciamento e proteção dos dados pessoais de seus usuários europeus.

"A decisão do TikTok de estabelecer seu primeiro data center europeu na Irlanda é muito bem-vinda e posiciona a Irlanda como um local importante nas operações globais da empresa", afirmou Martin Shanahan, chefe da agência estatal irlandesa encarregada de atrair investimentos estrangeiros.