Topo

EUA vão negar contratos federais para empresas que utilizam produtos da Huawei

09/07/2020 14h24

Por David Shepardson

WASHINGTON (Reuters) - O governo Trump planeja finalizar nesta semana regulamentos que o impedirão de comprar bens ou serviços de qualquer empresa que utilize produtos de cinco empresas chinesas, incluindo Huawei, Hikvision e Dahua, disse uma autoridade dos EUA.

A regra, que surgiu em uma lei de 2019, pode ter implicações abrangentes para empresas que vendem bens e serviços ao governo dos EUA, já que agora elas precisarão comprovar que não usam produtos da Dahua ou Hikvision, mesmo que equipamentos de ambas as empresas, como câmeras de vigilância, estejam entre os mais vendidos do mundo.

O mesmo vale para rádios bidirecionais da Hytera Communications e equipamentos de telecomunicações ou dispositivos móveis, como smartphones da Huawei Technologies e da ZTE.

Qualquer companhia que utilize equipamentos ou serviços em suas operações diárias dessas cinco empresas não poderá mais vender ao governo dos EUA sem uma permissão especial.

"O perigo que nosso país enfrenta de adversários estrangeiros como a China que desejam se infiltrar em nossos sistemas é grande", disse Russ Vought, diretor interino do Escritório de Administração e Orçamento da Casa Branca, em comunicado à Reuters.

"O governo Trump está mantendo nosso governo forte contra redes nefastas como as da Huawei, implementando completamente a proibição de compras federais."

A Huawei não fez um comentário imediato. Representantes da Dahua, ZTE, Hikvision e Hytera não puderam ser contatados. A nova legislação entra em vigor em 13 de agosto.

((Tradução Redação São Paulo; 55 11 56447727))

REUTERS PS AAJ