Topo

Decisão do Reino Unido sobre Huawei não é definitiva, diz ministro

06/07/2020 14h04

LONDRES (Reuters) - A decisão do Reino Unido de permitir que a Huawei desempenhe um papel limitado na construção de sua rede 5G não é definitiva e está sendo revisada após a imposição de sanções norte-americanas, disse o ministro da Culturabritânico, Oliver Dowden, nesta segunda-feira.

O Reino Unido concedeu à Huawei um papel limitado em suas futuras redes 5G, mas autoridades do Centro Nacional de Segurança Cibernética (NCSC) estão estudando o impacto das medidas norte-americanas anunciadas em maio.

Owen disse à Sky News que as sanções, projetadas para restringir a capacidade da Huawei de adquirir microchips avançados para equipamentos 5G, provavelmente terão um impacto significativo na confiabilidade da fornecedora.

"Não é definitiva, revisamos constantemente nossa segurança para garantir a melhor segurança possível para nossa rede de telecomunicações", afirmou.

Dowden se recusou a comentar as reportagens que dizem que as autoridades estavam elaborando propostas para deixar de utilizar equipamentos da Huawei e disse que qualquer decisão seria anunciada no parlamento.

"Com imposição de sanções pelos EUA, o que eles fizeram, acreditamos que isso pode ter um impacto significativo na confiabilidade dos equipamentos da Huawei e se podemos usá-los com segurança", afirmou.

(Por Kate Holton)