Topo

Alemanha lança app para combater coronavírus

16/06/2020 14h34

Por Douglas Busvine

BERLIM (Reuters) - A Alemanha pediu aos seus cidadãos nesta terça-feira para baixarem o novo aplicativo para smartphones para ajudar a impedir a disseminação do coronavírus, um dos vários aplicativos que os governos europeus esperam que reaquecerão as viagens e o turismo de maneira segura.

O Corona-Warn-App, agora disponível para dispositivos Apple e Android, usa o bluetooth para medir a proximidade entre as pessoas e emite um aviso caso uma dessas pessoas posteriormente teste positivo para Covid-19.

"Este aplicativo não é uma solução completa. Não é um passe livre. Mas é uma ferramenta adicional importante para conter a pandemia", disse o ministro da Saúde, Jens Spahn, em um evento de lançamento.

A Alemanha se une à Itália, Polônia e Letônia no lançamento de aplicativos baseados na tecnologia da Apple e do Google, de propriedade da Alphabet, que preserva a privacidade dos usuários, registrando contatos via bluetooth nos dispositivos com segurança.

O aplicativo alemão quase fracassou em abril, quando Berlim abandonou uma abordagem inicial que armazenaria dados em um servidor central - o que especialistas em privacidade disseram que poderia permitir que os dados fossem roubados.

O governo convocou a Deutsche Telekom e a SAP para salvar o projeto rapidamente. Os downloads iniciais da Google Play Store chegaram a centenas de milhares, disse o presidente-executivo da Deutsche Telekom, Tim Hoettges.

Embora a tecnologia de rastreamento de proximidade seja nova e não testada, o custo de 20 milhões de euros (23 milhões de dólares) do desenvolvimento do aplicativo é baixo em comparação com medidas de estímulo fiscal de vários bilhões de euros e resgates corporativos.

Isso faz com que seja uma aposta relativamente barata no suporte ao sistema existente de teste e rastreamento de contatos que já continha a pandemia na maior economia da Europa. A Alemanha registrou apenas 378 casos Covid-19 e nove mortes na terça-feira.

"É mais fácil manter as infecções baixas do que combatê-las quando estiverem em níveis altos", disse o chefe da Chancelaria, Helge Braun. "O aplicativo faz sentido desde o primeiro dia."