Topo

ANÁLISE-Alta do bitcoin após halving pode levar tempo, dizem investidores

05/06/2020 12h44

Por Gertrude Chavez-Dreyfuss

NOVA YORK (Reuters) - Investidores que estão na expectativa de uma alta repentina no preço do bitcoin, após o halving de três semanas atrás, podem ter que esperar alguns meses, ou talvez alguns anos.

O bitcoin está sendo negociado com baixa volatilidade depois de passar pelo terceiro halving em 11 de maio, o que reduziu as recompensas dadas aos que "mineram" o bitcoin para 6,25 novas moedas, contra 12,5 anteriormente.

Havia expectativas de que o bitcoin subisse, semelhante ao que aconteceu após os dois halvings anteriores, já que esse ajuste diminui efetivamente sua oferta.

A moeda virtual ganhou 11% desde o ajuste, mas teve mais dias de desempenho ruim do que dias de alta e analistas disseram que o momento técnico geral foi negativo. Em contraste, o bitcoin subiu mais de 40% de janeiro deste ano até o halving.

Nesta sexta-feira, o bitcoin caía cerca de 1%, a 9.679 dólares. Ele superou 10 mil dólares duas vezes após o halving, mas recuou ao encontrar resistência nesse nível.

"O bitcoin está em uma gangorra", disse Nicholas Pelecanos, chefe de negociação da NEM Ventures. "De um lado, temos dados técnicos e de rede; do outro, fundamentos sólidos e uma correlação com os índices de ações dos EUA".

O primeiro halving, em novembro de 2012, catalisou uma recuperação do bitcoin que foi de 10 dólares a 1.160 dólares em 12 meses. O segundo, em julho de 2016, viu o bitcoin saltar mais de 300%, de 650 dólares para 2.800 dólares no mesmo período.

"Pode levar de seis a 12 meses para os investidores colherem as recompensas de movimentos de alta após o halving", disse Lennard Neo, chefe de pesquisa da Stack Funds.

"Na realidade, existe um intervalo de tempo significativo entre o evento e o estabelecimento de um equilíbrio de mercado renovado com base na oferta e demanda geral", acrescentou.

Como os lucros de mineradores diminuíram em 50%, o halving afetou o lado da oferta de bitcoin e aumentou o tempo necessário para eles encontrarem seu ponto de equilíbrio.

Uma vez que isso seja encontrado, disse Neo, da Stack, é provável que o bitcoin realize sua apreciação de preço "induzido pelo halving".