Topo

Chinesa Tencent vai investir US$70 bilhões em "nova infraestrutura"

26/05/2020 11h22

Por Pei Li

HONG KONG (Reuters) - A gigante chinesa de tecnologia Tencent Holdings vai investir 500 bilhões de iuans (70 bilhões de dólares) nos próximos cinco anos em infraestrutura que inclui computação em nuvem, inteligência artificial e cibersegurança.

O anúncio desta terça-feira ocorreu depois que o governo chinês cobrou no mês passado uma atualização da segunda maior economia do mundo que seja guiada pela tecnologia e a ser realizada por meio de investimento em uma "nova infraestrutura".

Outros componentes importantes do investimento incluem blockchain, servidores, grandes centrais de processamento de dados, centros de supercomputadores, sistemas de internet das coisas, redes 5G e computação quântica, disse Dowson Tong, vice-presidente executivo sênior da Tencent, a jornalistas.

A Tencent é mais conhecida pelo superapp WeChat e por uma série de videogames populares, mas está expandindo negócios para o segmento corporativo conforme cresce a demanda por serviços de computação em nuvem.

Os serviços de computação em nuvem da Tencent tinham 18% do mercado chinês no quarto trimestre, atrás dos 46,4% da rival Alibaba Group, segundo a empresa de pesquisa Canalys.

No mês passado, a Alibaba anunciou que vai investir 200 bilhões de iuans em sua infraestrutura de computação em nuvem ao longo de três anos.

(Por Pei Li)