Topo

Uber gastou US$19 mi em ajuda financeira a motoristas

21/05/2020 13h54

Por Tina Bellon

NOVA YORK (Reuters) - A Uber Technologies detalhou pela primeira vez nesta quinta-feira quanto gastou para ajudar motoristas e entregadores durante a crise do coronavírus, em que a empresa demitiu milhares de funcionários.

A empresa disse em seu blog que gastou 19 milhões de dólares em meados de maio com a assistência financeira direta de duas semanas a um total de quase 48.900 motoristas em todo o mundo que foram infectados pelo vírus ou estavam de quarentena.

Metade desse valor foi pago a 12.350 motoristas e entregadores nos Estados Unidos e Canadá, o maior mercado da Uber e onde possui cerca de 1,3 milhão de motoristas cadastrados na plataforma.

Segundo o programa anunciado em meados de março, os motoristas norte-americanos receberam uma média de quase 650 dólares, mas os valores dos pagamentos variaram amplamente por local, com a Uber limitando o pagamento máximo por cidade e calculando o apoio com base nos ganhos anteriores dos motoristas.

A Uber não forneceu detalhes sobre os pagamentos em outros países, mas um porta-voz disse que assistência financeira foi fornecida em todos os mais de 70 países em que a empresa opera.

O porta-voz disse que a demanda dos motoristas pela ajuda também varia dependendo da rede de segurança social existente nos países.