Topo

Órgão de privacidade de UE quer aplicativo pan-europeu para rastrear coronavírus

06/04/2020 11h27

Por Foo Yun Chee

BRUXELAS (Reuters) - A Supervisora Europeia de Proteção de Dados (EDPS) disse nesta segunda-feira que quer um aplicativo pan-europeu para rastrear a disseminação do coronavírus, em vez da série de aplicativos diferentes atualmente usados em vários países da União Europeia que podem violar direitos de privacidade dos usuários.

Diante de milhares de mortes relacionadas ao coronavírus, governos de toda a Europa lançaram ou planejam lançar aplicativos para rastrear pessoas que entraram em contato com os infectados e monitorar pessoas em quarentena.

As medidas provocaram críticas de ativistas da privacidade de dados, preocupados com a possibilidade dos aplicativos tornarem permanentes quando a crise do vírus terminar.

A EDPS afirmou que o uso de identificadores de transmissão e da tecnologia bluetooth para o rastreamento de usuários protegia a privacidade e os dados pessoais, mas manifestou preocupação com a variedade de aplicativos que surgiram, observando que uma abordagem pan-europeia traria melhores resultados.

"Dadas essas divergências, a EDPS pede um aplicativo móvel pan-europeu, coordenado a nível da UE", disse Wojciech Wiewiorowski, chefe do órgão de vigilância de privacidade da UE, em comunicado.

"Idealmente, a coordenação com a Organização Mundial da Saúde também deve ocorrer, para garantir a proteção de dados global desde o início", afirmou.

Operadoras de telefonia, incluindo Vodafone, Deutsche Telekom e Orange também concordaram em compartilhar dados de localização de celulares com a Comissão Europeia para rastrear o vírus.