Topo

Engenheiros da Tesla revelam protótipo de respirador que montadora irá produzir

06/04/2020 11h06

Por Kate Duguid

NOVA YORK (Reuters) - Engenheiros da Tesla mostraram um protótipo para um respirador na noite de domingo em um vídeo publicado no canal da empresa no YouTube, enquanto hospitais em todo o país estão sobrecarregados por pacientes com coronavírus e enfrentam a escassez de equipamentos.

O design dos respiradores utiliza peças de veículos da Tesla, disse um dos engenheiros, permitindo que a empresa reimplemente o estoque existente e produza os equipamentos rapidamente.

O vídeo foi divulgado duas semanas depois que o presidente-executivo, Elon Musk, disse que a Tesla planejava reabrir sua fábrica em Nova York para produzir respiradores.

O cronograma da produção não foi detalhado no vídeo.

"Ainda há muito trabalho a fazer", disse um dos engenheiros, "mas estamos dando o nosso melhor".

Musk disse na semana passada que a Tesla fornecerá respiradores aprovados pela FDA gratuitamente a hospitais dentro de regiões onde a montadora elétrica normalmente fornece seus veículos.

O Financial Times informou que os dispositivos doados por Musk a alguns hospitais da cidade de Nova York não eram do tipo procurado para uso em unidades de terapia intensiva. Em vez disso, eram máquinas normalmente usadas para tratar apneia do sono, mas recentemente aprovadas pelo FDA como uma alternativa no caso de falta de respiradores.

A Tesla não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.