Topo

Fornecedores da Apple se preocupam com demanda por iPhone

30/03/2020 14h29

Por Yimou Lee e Heekyong Yang e Krishna N. Das

(Reuters) - A grande maioria das fábricas do iPhone da Apple estão funcionando, conforme a China reabre sua economia após meses de paralisação. Mas com a pandemia de coronavírus se espalhando pelo mundo, a pergunta urgente para a empresa é quantos compradores haverá para os modelos atuais e para a nova linha do smartphone esperada para o segundo semestre.

Um funcionário de alto-escalão de uma das principais fabricantes terceirizadas da Apple disse que os pedidos da Apple para o trimestre encerrado em março devem cair 18% em comparação com o ano anterior. O aumento da produção de novos telefones, que já contam com redes 5G, foi adiado, disse essa pessoa, embora ainda seja possível que os smartphones 5G sejam lançados conforme previsto no outono do hemisfério norte.

"Ninguém está mais falando sobre escassez de mão-de-obra ou de componentes (na China). Agora, todos estão analisando se a demanda dos EUA e da Europa pode se manter", disse a pessoa, que tem conhecimento direto sobre o assunto. "O foco agora é a demanda dos consumidores nos EUA e na Europa".

Um dos principais fornecedores de displays da Apple está se preparando para um nível semelhante de contração, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto. A empresa previa o envio de 70 milhões de telas para iPhones este ano, mas agora está considerando diminuir essa meta em mais de 17%, para 58 milhões de unidades.

A empresa também planeja reduzir a força de trabalho em suas linhas de produção em sua fábrica no Vietnã, onde os displays são montados antes de serem enviados à China para serem colocados nos iPhones, disse essa pessoa.

A Apple se recusou a comentar.

A empresa também pode enfrentar outros problemas na cadeia de fornecimento, já que países como Malásia e Vietnã impõem novas restrições para combater o coronavírus.

"As coisas estão mudando a cada dia devido à paralisação na cadeia de fornecimento, por isso é difícil fazer comentários significativos no momento sobre oferta e demanda", disse um funcionário de um fornecedor na Malásia.

Em fevereiro, a Apple suspendeu sua previsão de vendas para o trimestre encerrado em março sem apresentar uma nova.

"Nosso cenário base assume um impacto para a demanda do trimestre encerrado em junho, com resultados melhorando de maneira progressiva" no segundo semestre do ano, em vez de uma recuperação em "V", escreveu Michael Walkley, analista da Canaccord Genuity, em nota a investidores.