Topo

Ações da Microsoft caem 4% após aviso de efeito do coronavírus no fornecimento

27/02/2020 14h01

(Reuters) - A ação da Microsoft caía cerca de 4% nesta quinta-feira, após a empresa alertar para a fraqueza no negócio de computadores com sua cadeia de fornecimento sendo atingida pelo coronavírus, ecoando declarações semelhantes de Apple e HP.

A queda das ações derrubou quase 50 bilhões de dólares do valor de mercado da Microsoft.

Até o momento, o vírus infectou cerca de 80 mil pessoas, matou quase 2.800 e se espalhou para 44 países, depois de se originar na cidade de Wuhan, no centro da China, no fim de 2019.

A Microsoft disse na véspera que sua cadeia de fornecimento estava retornando às operações normais em ritmo mais lento do que o previsto e que seus computadores Windows e Surface tiveram impacto negativo maior do que o esperado.

"Os bons níveis de estoque final são importantes. Se a Microsoft não tivesse montado e empacotado totalmente as unidades do Surface, o impacto seria mais rápido e severo", disse Dan Romanoff, analista da Morningstar.

Vários analistas de Wall Street esperam que outras empresas de tecnologia com forte presença na China em breve apresentem seus próprios alertas.

"Dado que parece haver uma fraqueza na cadeia de fornecimento de computador, parece-me altamente provável que ouviremos algo da Intel", disse James Cordwell, analista da Atlantic Equities.

A Microsoft afirmou que o episódio não atingirá sua previsão de receita trimestral para a unidade de computadores, que inclui o Windows, na faixa de 10,75 bilhões a 11,15 bilhões de dólares.

Analistas do JPMorgan disseram que a previsão da Microsoft é uma questão de cadeia de fornecimento, não de demanda, mas é possível que isso mude ao longo do tempo.

(Por Ayanti Bera e Supantha Mukherjee)