Topo

Japão aprova projeto de lei para ajudar empresas a desenvolver tecnologias de redes 5G e drones

18/02/2020 14h44

TÓQUIO (Reuters) - O Japão aprovou nesta terça-feira um projeto de lei para apoiar as empresas a desenvolver redes móveis 5G seguras e tecnologias de drones em meio a um crescente temor entre parlamentares de Tóquio sobre a influência da tecnologia 5G da China.

O projeto de lei dará às empresas que desenvolverem essas tecnologias acesso a empréstimos com taxas de juros baixas de instituições financeiras afiliadas ao governo, se seus planos cumprirem os padrões de segurança cibernética.

As empresas que adotam tecnologias 5G também podem obter incentivos fiscais se cumprirem os padrões estabelecidos pelo governo, de acordo com o projeto.

O governo enviará o projeto ao parlamento e pretende implementá-lo no meio de 2020.

Os Estados Unidos e alguns de seus aliados, incluindo a Austrália, proibiram a pariticpação da Huawei nos planos de lançamento de redes 5G, enquanto outros, incluindo o Reino Unido, permitiram que a empresa tenha um papel limitado.

Em dezembro do ano passado, o Japão divulgou medidas tributárias destinadas a incentivar empresas a usar seu caixa para investir em startups e estimular uma economia em desaceleração, além de ajudar as empresas a competir com o avanço da China na tecnologia 5G.

(Por Kaori Kaneko)