Topo

Astronauta Christina Koch volta à Terra após missão espacial recorde

14.mar.2019 - A astronauta norte-americana Christina Koch Imagem: Kirill Kudryavtsev/AFP

Joey Roulette

Washington

06/02/2020 11h38

A astronauta norte-americana Christina Koch, que liderou a primeira caminhada espacial exclusivamente feminina em 2019, pousou no Cazaquistão hoje depois de uma estadia recorde na Estação Espacial Internacional, encerrando uma missão de 328 dias que se espera proporcionar novas informações sobre as viagens no espaço sideral.

A cápsula Soyuz MS-13 tocou o solo desértico cazaque às 4h12 com Koch, de 41 anos, o astronauta europeu Luca Parmitano e o cosmonauta russo Alexander Skvortsov.

Relacionadas

Equipes de busca e resgate os levariam de avião à região de Karaganda, de onde começarão sua jornada para casa.

"Estou muito entusiasmada e feliz neste momento", disse Koch, sentada em uma cadeira e envolta em cobertores enquanto esperava para ser levada para uma tenda médica para restabelecer seu equilíbrio na gravidade.

A missão de Koch quebrou o recorde de estadia de uma mulher no espaço, antes pertencente a Peggy Whitson, da Nasa (Agência Aeroespacial dos Estados Unidos).

Ela também conquistou um marco em uma caminhada espacial com a colega da Nasa Jessica Meir em outubro, a primeira vez em que duas mulheres saíram da estação espacial ao mesmo tempo.

A primeira tentativa da Nasa de realizar uma caminhada espacial feminina em março de 2019 foi cancelada por causa da falta de um traje espacial do tamanho certo, o que deu ensejo a um debate sobre a igualdade de gênero na comunidade espacial.

A Nasa disse que a missão longa de Koch fornecerá aos pesquisadores dados muito necessários sobre como a ausência de peso e a radiação espacial afetam o corpo feminino em voos espaciais demorados.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Astronauta Christina Koch volta à Terra após missão espacial recorde - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Astronomia