Topo

Robô japonês pode substituir bartenders humanos

Reuters
Imagem: Reuters

Por Tim Kelly e Akira Tomoshige

Da Reuters

04/02/2020 13h24

O primeiro barman robô do Japão começou a servir bebidas em um pub de Tóquio, em um teste que pode iniciar uma onda de automação em restaurantes e lojas, que têm tido dificuldades para contratar novos funcionários.

O robô industrial reaproveitado serve bebidas em um pub japonês operado pela rede de restaurantes Yoronotaki. Um tablet com a imagem de um rosto sorri e fala sobre o clima enquanto prepara os pedidos.

O robô, fabricado pela empresa QBIT Robotics, pode servir uma cerveja em 40 segundos e preparar um coquetel em um minuto. Ele usa quatro câmeras para monitorar os clientes e analisar suas expressões com um software de inteligência artificial (AI).

"Lidar com pessoas pode ser um aborrecimento. Aqui, você pode simplesmente ficar bêbado", disse Satoshi Harada, funcionário de um restaurante depois de pedir uma bebida.

Encontrar novos funcionários, especialmente no setor de serviços do Japão, deve ficar ainda mais difícil.

O governo diminuiu as restrições de visto para atrair mais trabalhadores estrangeiros, mas as empresas ainda enfrentam escassez de mão-de-obra, à medida que a população diminui e o número de pessoas com mais de 65 anos aumenta para mais de um terço do total.

As empresas de serviços que não podem se mudar para o exterior ou tirar proveito da automação são mais vulneráveis que as empresas industriais. Somente na área da saúde, o Japão espera um déficit de 380 mil trabalhadores até 2025.

O teste do barman robô no pub, que emprega cerca de 30 pessoas, durará dois meses, após os quais a Yoronotaki avaliará os resultados.

"Esperamos que seja uma solução", disse Yoshio Momiya, gerente da Yoronotaki. "Ainda há uma série de questões a serem resolvidas, como encontrar espaço suficiente para isso, mas esperamos que seja algo que possamos usar".

Por cerca de 9 milhões de ienes (82 mil dólares), o robô custa o mesmo que empregar um barman humano por três anos.