Topo

Diretrizes de 5G da UE permitirão limites a fornecedores de alto risco, afetando Huawei

29/01/2020 11h06

Por Foo Yun Chee

BRUXELAS (Reuters) - Os países da União Europeia podem restringir ou excluir fornecedores de equipamentos 5G considerados de alto risco das partes principais de suas redes de telecomunicações, de acordo com as novas diretrizes da UE anunciadas nesta quarta-feira, uma medida que deve afetar a Huawei, mas está aquém do pedido dos EUA para uma suspensão completa da empresa.

As recomendações não vinculativas, acordadas pelos 28 países do bloco, buscam enfrentar os riscos de segurança cibernética nos níveis nacional e em toda a UE, com preocupações principalmente focadas na Huawei, embora as diretrizes não apontem nenhum país ou empresa em específico.

A UE vê o 5G como chave para impulsionar o crescimento econômico e competir com os Estados Unidos e a China. A Huawei, maior produtora mundial de equipamentos de telecomunicações, compete com a Ericsson da Suécia, e a Nokia da Finlândia.

Fornecedores de fora da UE são bem-vindos na Europa desde que cumpram as regras, disse o chefe da indústria europeia, Thierry Breton, em entrevista coletiva.

As diretrizes pedem aos países da UE que avaliem o perfil de risco de fornecedores em nível nacional ou da UE e permitam que eles excluam fornecedores de alto risco para a infraestrutura principal, confirmando uma matéria da Reuters de 22 de janeiro.

Os Estados Unidos querem que o bloco proíba totalmente a Huawei por temores de que seu equipamento possa ser usado pela China para espionagem, alegações que foram fortemente rejeitadas pela empresa.

Os governos da UE foram aconselhados a usar vários fornecedores de 5G em vez de depender de apenas uma empresa. Os fornecedores devem ser avaliados em fatores técnicos e não técnicos, incluindo o risco de interferência em empresas apoiadas por Estados.

Os países da UE têm até abril para implementar as diretrizes e junho para relatar seus progressos.