Topo

Intel vê demanda por chips acima do esperado para 2020

23/01/2020 19h19

BANGALORE/SÃO FRANCISCO (Reuters) - A Intel confirmou nesta quinta-feira a visão do mercado que a prolongada desaceleração da indústria de semicondutores está chegando ao fim e estimou receita e lucro acima das estimativas de analistas para este ano.

As vendas da companhia no segmento de centrais de processamento de dados saltaram 19% no quarto trimestre, ajudando a companhia superar previsões do mercado para lucro e receita, o que fez as ações da Intel subirem 7% após o fechamento do mercado.

A Intel disse que a transição para uma nova geração de tecnologia de produção de chips está progredindo melhor que o esperado e que vai ampliar sua capacidade de produção de chips para computadores pessoais, um sinal de que os problemas de manufatura que atingiram o setor em 2019 estão começando a regredir.

Depois de anos de aquisições fora do núcleo da atividade de chips de processamento, o presidente-executivo da Intel, Bob Swan, definiu meta para a empresa se tornar mais disciplinada, desacelerando investimentos em áreas como chips de memória e cortando negócios deficitários.

A Intel espera que a receita do ano fiscal de 2020 atinja 73,5 bilhões de dólares, ante previsão média de analistas de 72,25 bilhões, segundo dados da Refinitiv.

A receita da Intel com vendas para fabricantes de PCs subiu 2%, para 10 bilhões de dólares no quarto trimestre, superando a expectativa média do setor de 9,74 bilhões, segundo a FactSet.

A companhia teve alta de 8,3% na receita líquida, para 20,21 bilhões dólares, acima da expectativa média de analistas, de 19,23 bilhões, segundo a Refinitiv.

Em termos ajustados, a Intel teve lucro por ação de 1,52 dólar, ante previsão média de analistas de 1,25 dólar.

(Por Munsif Vengattil e Stephen Nellis)