Topo

Novas diretrizes da UE podem limitar fornecedores de redes 5G

22/01/2020 15h26

Por Foo Yun Chee

BRUXELAS (Reuters) - Os países da União Europeia podem restringir ou excluir provedores de redes 5G de alto risco das partes principais de suas redes de telecomunicações, de acordo com as novas diretrizes da UE, no que pode ser mais um golpe para a Huawei.

As recomendações não vinculativas, estabelecidas em um documento da UE visto pela Reuters, fazem parte de um conjunto de medidas destinadas a lidar com os riscos de segurança cibernética em nível nacional e em toda a UE, em particular preocupações relacionadas à Huawei, embora o documento não identifique nenhum país ou empresa em particular.

O documento, que estabelece diretrizes acordadas pelos membros da UE, alerta sobre os riscos de interferência de um país terceiro no fornecimento de redes 5G, bem como o risco de depender de um único fornecedor, para justificar uma linha dura.

Os países da UE devem avaliar o perfil de risco dos fornecedores em nível nacional ou continental e aplicar restrições aos fornecedores de alto risco, incluindo as exclusões necessárias para mitigar efetivamente os riscos para os principais ativos, diz o documento.

Os governos da UE também serão aconselhados a diversificar seus fornecedores para não dependerem de uma única empresa e a usar fatores técnicos e não técnicos para avaliá-los.

A chefe da economia digital da UE, Margrethe Vestager, deve anunciar em 29 de janeiro os próximos passos. O bloco vê as redes 5G como ponto chave para o crescimento econômico.

Membros da UE, como a Alemanha, estão divididos em permitir o acesso da Huawei às suas redes 5G, com a chanceler Angela Merkel preferindo aplicar as mesmas regras a todos os fornecedores de equipamentos, diante da crescente resistência dos parlamentares de seu próprio partido.

A Huawei tem entre os clientes na Europa as operadoras Deutsche Telekom, Vodafone e Telefónica.