Topo

Partido de premiê da Índia critica Washington Post apesar de investimento da Amazon

17/01/2020 17h44

Por Sankalp Phartiyal e Aditya Kalra

NOVA DÉLHI (Reuters) - O partido do premiê indiano, Narendra Modi, criticou nesta sexta-feira políticas editoriais do jornal Washington Post, controlado pelo bilionário Jeff Bezos, apesar da Amazon ter anunciado planos para criar 1 milhão de empregos no país até 2025.

Vijay Chauthaiwale, chefe do departamento de relações exteriores do partido BJP, afirmou que "há muitos problemas" na cobertura da Índia feita pelo jornal, mas não deu exemplos.

"Eu não sou contrário à Amazon como companhia, de fato, eu sou um cliente frequente deles...A política editorial do Washington Post é altamente enviesada e tendenciosa."

Em comunicado enviado à Reuters, o Washington Post afirmou que "tem coberto a Índia de maneira justa e precisa, mesmo quando o governo impõe altas restrições ao fluxo de informação." O departamento de opiniões do Post é independente da divisão de notícias e publica diferentes perspectivas da Índia e sobre o resto do mundo, acrescentou o jornal.

Na quinta-feira, Bezos participou de um evento da Amazon em Mumbai com atores de Bollywood e afirmou que a companhia vai redobrar seus investimentos no serviço de streaming Prime Video no país.

Mas o evento foi largamente eclipsado por comentários do ministro de Comércio, Piyush Goyal, que levantou dúvidas sobre as práticas comerciais da Amazon em uma conferência sobre segurança em Nova Délhi. Ele também afirmou que a Amazon não fez nenhum grande favor à Índia ao anunciar um investimento de 1 bilhão de dólares.