Topo

Xiaomi investirá US$ 7 bilhões em 5G, AI e IoT nos próximos 5 anos

Divulgação
Imagem: Divulgação

Por Pei Li e Brenda Goh

02/01/2020 10h26

PEQUIM (Reuters) - A Xiaomi investirá mais de 50 bilhões de yuans (US$ 7,18 bilhões) em inteligência artificial e tecnologias 5G nos próximos cinco anos, à medida que a concorrência no setor aumenta.

O presidente-executivo da Xiaomi, Lei Jun, fez o anúncio em um comunicado publicado em uma conta da empresa em uma rede social hoje, mas não forneceu detalhes específicos sobre os investimentos.

"Precisamos transformar nossa vantagem contínua que temos em IAoT e vida inteligente em uma vitória absoluta", disse Lei, usando o acrônimo de Inteligência Artificial das Coisas, uma referência a uma combinação de IA e tecnologias da Internet.

O investimento intensifica a promessa da Xiaomi feita no ano passado de investir 10 bilhões de yuans ao longo de cinco anos em uma estratégia "All in AIoT".

A empresa começou como uma fabricante de celulares acessíveis, mas seus produtos com acesso à internet agora incluem desde smart TVs a panelas de arroz.

No entanto, a Xiaomi também enfrenta uma intensa concorrência no mercado doméstico da rival Huawei, que capturou um recorde de 42% de participação no mercado chinês de smartphones no terceiro trimestre, às custas de outros fabricantes locais e da Apple.

Lei anunciou em outubro que a empresa planeja lançar mais de 10 modelos de celulares 5G em 2020.