Topo

Eclipse faz ovo ficar em pé? Desafio de equilíbrio viraliza durante evento na Ásia

Ovo fica em pé em vídeo de cientista na Malásia - Reprodução/Facebook
Ovo fica em pé em vídeo de cientista na Malásia Imagem: Reprodução/Facebook

Nur-Azna Sanusi

De Kuala Lumpur, na Malásia

26/12/2019 14h13

Você consegue manter um ovo em pé durante um eclipse solar?

De acordo com uma popular teoria científica, um ovo vai se equilibrar sozinho em sua base mais estreita quando a lua oculta o sol e durante o equinócio de primavera devido ao aumento da gravidade.

Embora a teoria tenha sido desmascarada, isso não impediu os usuários de redes sociais na Malásia e na Indonésia de testá-la nesta quinta-feira, quando milhares de pessoas se reuniram em partes da Ásia para testemunhar um raro eclipse solar anular.

Vídeos compartilhados na internet mostraram dezenas de pessoas conseguindo equilibrar os ovos em diferentes superfícies, incluindo cascalho, vidraça e um prato, durante o eclipse do "anel de fogo".

O malaio Hakeem Maarof filmou ovos equilibrados em uma calçada de pedra e uma estrada após se lembrar de um amigo ter contado sobre a teoria.

"É um tipo de experiência para minhas crianças", disse ele à Reuters.

Chong Hon Yew, físico aposentado da Universidade de Ciências da Malásia, disse que não há evidências para validar a teoria.

"Você pode fazer o mesmo experimento amanhã, antes ou depois do eclipse; é fácil fazê-lo", afirmou Chong. "Mas é um truque divertido de fazer (durante um eclipse) para atrair jovens interessados em ciência e astronomia."

O eclipse anular desta quinta-feira —que ocorre quando a lua cobre o centro do sol, mas deixa suas bordas visíveis para formar um anel— também foi visto na Arábia Saudita, em Cingapura, na Índia e no Sri Lanka.

Na maioria dos anos, dois eclipses solares são visíveis de algum lugar da Terra. O número máximo por ano é cinco.