Topo

Painel democrata dos EUA sinaliza preocupações com desinformação no Facebook

05/12/2019 11h40

Por Kanishka Singh

(Reuters) - A política do Facebook sobre anúncios políticos pagos tem falhas que permitem a disseminação de informações falsas, disse o Comitê Democrata Nacional dos Estados Unidos (DNC) em uma carta a Sheryl Sandberg, executiva da gigante de mídia social.

O Facebook está revendo suas políticas depois que parlamentares e reguladores criticaram a decisão de não checar os anúncios pagos por políticos, com o presidente-executivo Mark Zuckerberg dizendo que não quer sufocar o discurso político.

Na carta, vista pela Reuters na terça-feira, o Partido Democrata sinalizou suas preocupações para Sandberg, vice-presidente de operações do Facebook, e buscou mais transparência.

"... ainda temos preocupações significativas com as políticas do Facebook que permitem que a plataforma seja usada para espalhar informações erradas e prejudicar nossa democracia", escreveu a presidente-executiva do comitê, Seema Nanda, na carta de 21 de novembro.

O painel disse que o Facebook não havia dedicado recursos suficientes para detectar comportamentos não autênticos.

"Considerando os enormes recursos financeiros do Facebook e as apostas das próximas eleições, pedimos que vocês dediquem capacidade adicional para impor seus termos de serviço contra esses tipos de atores maliciosos", acrescentou Nanda.

Na quarta-feira, o Facebook disse que estava em contato regular com o DNC, analisando e agindo sobre qualquer abuso mencionado.

O Facebook também participou de sessões para treinar os participantes da campanha sobre como compartilhar detalhes de atividades suspeitas, disse uma porta-voz à Reuters.

A plataforma de mídia social enfrentou recentemente uma enxurrada de críticas por falhas de privacidade, atividades relacionadas a eleições e seu domínio na publicidade online, estimulando pedidos de mais regulação e investigações antitruste.

(Por Kanishka Singh em Bengaluru)