Topo

Nokia reduz perspectiva de lucro conforme briga pelo 5G cresce

Fernando Moraes/UOL
Imagem: Fernando Moraes/UOL

Tarmo Virki

Da Reuters, em Helsinque (Finlândia)

24/10/2019 13h36

A Nokia reduziu perspectivas de lucro para 2019 e 2020 nesta quinta-feira, dizendo que o lucro ficará sob pressão à medida que a empresa gasta mais para afastar as rivais no crescente mercado de redes 5G.

A fabricante de equipamentos de rede de telecomunicações, que atingiu as expectativas de lucro do terceiro trimestre, também disse que interromperá os pagamentos de dividendos para aumentar os investimentos em 5G e só os retomará quando sua posição de caixa melhorar para cerca de 2 bilhões de euros.

"A intensidade competitiva aumentou em alguns quesitos, já que alguns concorrentes buscam participar do estágio inicial das redes 5G", afirmou a empresa.

As redes 5G estão no centro de uma guerra de tecnologia entre Estados Unidos e China, pois espera-se que hospedem funções críticas, de veículos autônomos a redes elétricas inteligentes e comunicações militares.

Alguns analistas dizem que as empresas nórdicas podem se beneficiar dos desafios que a Huawei enfrenta após Washington alegar que seu equipamento poderia ser usado por Pequim para espionagem - acusação que a Huawei nega.

"Alguns clientes estão reavaliando seus fornecedores à luz de preocupações com segurança, criando pressão no curto prazo para investir, a fim de garantir benefícios a longo prazo", afirmou a Nokia.

A Nokia agora vê o lucro por ação para 2019 entre 0,18 e 0,24 euro e de 0,20 a 0,30 euro em 2020. As previsões anteriores eram de 0,25 a 0,29 euro e 0,37 a 0,42 euro, respectivamente.

A empresa registrou vendas líquidas no terceiro trimestre de 5,7 bilhões de euros, contra 5,5 bilhões no ano anterior.

A Nokia informou que espera lucro no quarto trimestre de 0,135 euro por ação, abaixo da faixa de 0,14 a 0,18 euro esperada por analistas ouvidos pela Refinitiv.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.

Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.

Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.

Primeiras redes 5G entram em operação no mundo

olhardigital