Topo

Juiz espanhol manda fechar site do grupo de protesto catalão

18/10/2019 13h31

MADRI (Reuters) - Um juiz espanhol ordenou nesta sexta-feira o fechamento de páginas ligadas ao Tsunami Democrata, um grupo catalão por trás de grandes protestos contra a prisão de líderes separatistas da Catalunha, informou a polícia.

O grupo, porém, imediatamente mudou sua página inicial para um novo endereço. Não ficou claro se o tribunal tentará fechar esta página também.

O Tsunami Democrata surgiu há alguns dias para organizar protestos através de seu site e redes sociais após a condenação na segunda-feira de nove líderes separatistas catalães a longas penas de prisão.

"A Autoridade Judiciária disse às operadoras que parem de prestar serviços aos domínios em que a plataforma #Tsunamidemocratic está baseada ... já que poderiam favorecer a prática de crimes", disse a polícia no Twitter.

Uma fonte disse que a decisão do tribunal foi tomada em segredo. Oito páginas da web foram fechadas após protestos nesta semana em Barcelona. O Tsunami Democrata afirma ser um grupo não violento.

Em uma publicação no Telegram, o grupo disse que seu site original foi bloqueado e recomendou que seus seguidores entrem em outro site. O grupo forneceu as informações no aplicativo para "evitar a censura espanhola".

(Por Emma Pinedo e Joan Faus)