Topo

Reguladores antitruste da UE levantam preocupações sobre criptomoeda libra, dizem fontes

21/08/2019 10h49

Por Foo Yun Chee

BRUXELAS (Reuters) - Os reguladores antitruste da União Europeia querem saber se a criptomoeda libra do Facebook e seu uso de dados de consumidores representam possíveis restrições anticompetitivas, disseram pessoas a par do assunto nesta quarta-feira.

A Comissão Europeia enviou um questionário no início deste mês para várias partes envolvidas com a libra, dando aos entrevistados até três semanas para fornecer o feedback, disseram as pessoas. Ao enviar o questionário, a UE pode estar preparando o terreno para uma investigação formal.

O foco principal do regulador de concorrência da UE está no uso de dados de consumidores, disseram as fontes.

O Facebook se uniu a 28 parceiros em uma entidade sediada em Genebra chamada Associação Libra, que administrará sua nova moeda digital, que deve ser lançada no primeiro semestre de 2020.

"A Comissão está particularmente preocupada com as possíveis restrições de concorrência que podem resultar da Associação, especialmente no que diz respeito às informações que serão compartilhadas e ao uso de dados de consumidores", disse o questionário.

A Comissão, que pode multar as empresas em até 10% de seu faturamento global por violar as regras antitruste da UE e ordenar que mudem suas práticas comerciais, se recusou a comentar. O Facebook não estava imediatamente disponível para comentar.