Topo

Pesquisadores japoneses criam rabo robótico para manter idoso ereto

14/08/2019 13h44

TÓQUIO (Reuters) - Uma equipe de pesquisa da Universidade Keio do Japão construiu uma espécie de rabo robótico que dizem poder ajudar pessoas idosas a manterem o equilíbrio.

Batizado de Arque, o dispositivo cinza de um metro imita rabos como o do guepardo e de outros animais que os usam para manter o equilíbrio quando correm e escalam, de acordo com a equipe de Keio.

"O rabo mantém o equilíbrio como um pêndulo", explicou Junichi Nabeshima, estudante de pós-graduação e pesquisador do Projeto Mídia Incorporada da universidade, mostrando o rabo robótico preso à sua cintura por um arnês.

"Quando um humano inclina o corpo para um lado, o rabo se move na direção oposta".

O Japão, cuja população está envelhecendo, lidera o mundo industrial na busca de maneiras de manter os idosos móveis e produtivos.

Enquanto outras nações se voltaram à mão de obra imigrante para reabastecer uma força de trabalho declinante, o menos acolhedor Japão vem se dedicando mais a uma solução tecnológica.

Mas o rabo robótico, que usa quatro músculos artificiais e ar comprimido para se mover em oito direções, continuará no laboratório por enquanto, já que os pesquisadores estão procurando maneiras de torná-lo mais flexível, disse Nabeshima.