Topo

Trump quer que moedas digitais enfrentem regulamentações bancárias

12/07/2019 08h57

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou na quinta-feira o bitcoin, a moeda digital libra, do Facebook, e outras criptomoedas, e exigiu que as empresas busquem um estatuto bancária e se sujeitem às regulamentações norte-americanas e globais se quiserem "tornar-se um banco".

"Eu não sou fã do bitcoin e de outras criptomoedas, que não são dinheiro, e cujo valor é altamente volátil e baseado no ar rarefeito", escreveu Trump no Twitter.

"Se o Facebook e outras empresas quiserem se tornar um banco, devem buscar um novo estatuto bancária e ficar sujeitas a todos os regulamentos bancários, assim como outros bancos, tanto nacionais quanto internacionais", acrescentou.

O Facebook anunciou no mês passado que lançaria sua criptomoeda global em 2020. O Facebook e 28 parceiros, incluindo a Mastercard Inc., a PayPal Holdings Inc e a Uber Technologies Inc., formariam a Associação Libra para administrar a nova moeda. Atualmente, nenhum banco faz parte do grupo.

O JPMorgan Chase & Co, o maior banco dos EUA em ativos, planeja lançar suas próprias moedas digitais.

Os comentários de Trump vêm um dia depois que o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse aos legisladores que o plano do Facebook de construir uma moeda digital chamada libra não poderia avançar a menos que abordasse preocupações com privacidade, lavagem de dinheiro, proteção ao consumidor e estabilidade financeira.

Powell disse que o Fed estabeleceu um grupo de trabalho para acompanhar o projeto e estava coordenando com os bancos centrais de outros países, vários dos quais também expressaram preocupação com o projeto de moeda digital do Facebook.

O Facebook, a Casa Branca e o Departamento do Tesouro não responderam imediatamente a pedidos de comentários. Uma porta-voz do Federal Reserve se recusou a comentar.

(Reportagem de Makini Brice E Eric Beech)