Topo

Pela metade do preço! Google lança celular Pixel mais "baratinho"

Google Pixel 3a é a opção baratinha para quem quer smartphone do Google - Reprodução
Google Pixel 3a é a opção baratinha para quem quer smartphone do Google Imagem: Reprodução

07/05/2019 16h31

O Google lançou versões mais baratas do smartphone Pixel nesta terça-feira (7), com preços cerca de metade do valor de modelos atuais. A empresa também encerrou um acordo de distribuição exclusiva dos aparelhos junto à operadora norte-americana Verizon Communications, sinalizando uma grande mudança na estratégia de hardware da companhia.

Desde que chegou ao mercado três anos atrás, as vendas do Pixel têm sido baixas em relação a modelos vendidos por Apple e Samsung, que investem muito mais do que o Google em promoção e distribuição de seus produtos.

O Google está agora agindo para reduzir essa diferença. O novo Pixel 3a tem preço de US$ 399 ante US$ 799 do Pixel 3 lançado ano passado. A versão mais barata do aparelho terá uma câmera frontal em vez de duas e não será compatível com carregamento de energia sem fio. O aparelho será vendido nos mesmos 13 países que o Pixel 3.

O lançamento do Pixel 3a foi feito no palco principal da conferência Google I/O, que reúne milhares de parceiros da empresa e é utilizada pela empresa para exibir novos produtos.

Analistas do setor disseram que o posicionamento de preço do novo Pixel torna o Google um competidor mais sério na indústria.

Os modelos anteriores do Pixel atraíram críticas positivas de usuários relacionadas aos recursos de câmera e de inteligência artificial que superaram os de aparelhos rivais da Samsung e de outros fabricantes que utilizam o sistema operacional Android.

"Até agora, o Pixel era mais como um hobby que um negócio de fato", disse Ben Wood, chefe de pesquisa da empresa de análise de mercado CCS Insight.