Topo

Parou geral! Uber suspende serviço em Barcelona após restrições do Governo

Reprodução
Imagem: Reprodução

Paul Day

De Madri

31/01/2019 09h11

A Uber anunciou nesta quinta-feira suspensão de serviço em Barcelona depois que o governo local aprovou normas que limitam como empresas do setor operam na cidade, em uma decisão que também fez a rival espanhola Cabify suspender suas atividades na região.

Entre as medidas tomadas pelo governo catalão esta a regra que determina que as empresas de transporte por aplicativo somente poderão recolher passageiros depois de um atraso de pelo menos 15 minutos em relação ao horário que eles fizeram o pedido do carro.

"As novas restrições aprovadas pelo governo catalão nos deixa sem escolha além de suspender o UberX enquanto avaliamos nosso futuro em Barcelona", afirmou um porta-voz da companhia norte-americana.

"Estamos comprometidos em ser um parceiro de longo prazo para as cidades espanholas e esperamos trabalhar com o governo catalão e com a câmara da cidade sobre uma regulamentação justa para todos", acrescentou a empresa.

A Uber começou a oferecer o serviço UberX em março do ano passado. As novas regulamentações foram impostas após pressão dos motoristas de táxi da cidade, que promoveram protestos em Barcelona e continuam em greve em Madri.

Os taxistas em Madri ampliaram o protesto nesta semana ao bloquearem uma das principais artérias da cidade. As licenças para motoristas de aplicativos na Espanha são concedidas por autoridades locais e até agora o governo de Madri tem dito que não vai adotar as mesmas restrições decididas por Barcelona.

A Unauto VTC, uma associação de companhias de transporte na Espanha, afirmou que a decisão de Barcelona coloca em risco 3 mil empregos. A Uber não informou quantos motoristas trabalham para a empresa na cidade.