Topo

Canadense que ajudou hackers do Yahoo é condenado a 5 anos de prisão

29/05/2018 18h51

Por David Shepardson

(Reuters) - Um canadense acusado de ajudar agentes russos de inteligência a invadir contas de email como parte de uma grande violação de dados no Yahoo foi condenado a cinco anos de prisão nesta terça-feira e a pagar uma multa de 250 mil dólares.

Karim Baratov, que admitiu culpa em novembro de 2017 em San Francisco, foi sentenciado pelo juiz distrital dos Estados Unidos, Vince Chhabria, disse um porta-voz da Procuradoria dos EUA.

Baratov, um cidadão canadense nascido no Cazaquistão, foi preso no Canadá em março de 2017, a pedido dos promotores dos EUA. Mais tarde, ele renunciou ao seu direito de lutar contra um pedido de extradição para os Estados Unidos.

Advogados de Baratov, em um processo judicial, pediram uma sentença de 45 meses de prisão, enquanto os promotores pediram 94 meses.

"Este caso é sobre um jovem, mais jovem do que a maioria dos réus em casos de hackers em todo o país, que hackeavam emails, um por vez, por 100 dólares por hack", escreveram os advogados de defesa em um comunicado.

A Verizon Communications, maior operadora de telefonia móvel dos EUA, adquiriu a maior parte dos ativos do Yahoo em junho de 2017.

O Departamento de Justiça dos EUA anunciou as acusações em março de 2017 contra Baratov e outros três, incluindo dois oficiais do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB), por seus papéis na invasão de 500 milhões de contas do Yahoo em 2014.

Baratov é o único dos quatro que foi preso. O Yahoo em 2016 disse que os ladrões cibernéticos podem ter roubado nomes, endereços de email, números de telefone, datas de nascimento e senhas criptografadas.

Promotores federais disseram em um processo judicial que "as vítimas visadas eram de interesse para a inteligência russa" e incluíam "líderes proeminentes nas indústrias comerciais e altos funcionários do governo (e seus conselheiros) da Rússia e dos países vizinhos".

Promotores disseram que os policiais do FSB Dmitry Dokuchaev e Igor Sushchin dirigiram e pagaram hackers para obter informações e usaram Alexsey Belan, que está entre os criminosos mais procurados do FBI, para violar o Yahoo.

(Por David Shepardson)