Topo

Mercedes-Benz vai produzir carro elétrico compacto para competir com a Tesla

18/05/2018 15h05

FRANKFURT (Reuters) - A Daimler investirá 500 milhões de euros (589 milhões de dólares) em Hambach, na França, para começar a produzir um pequeno compacto elétrico Mercedes-Benz, além de seus carros elétricos fabricados atualmente no local para a marca Smart.

A empresa planeja lançar mais de 10 veículos elétricos para a Mercedes-Benz Cars até 2022, enquanto a rival norte-americana Tesla luta para aumentar a produção de seu Tesla Model 3.

"A unidade da Smart em Hambach se tornará parte da nossa rede global de produção de carros compactos com a fábrica líder em Rastatt, na Alemanha", disse Markus Schaefer, chefe de produção da Mercedes-Benz, em um comunicado nesta sexta-feira.

A Mercedes está adaptando as bases de seu veículo para produzir em massa variantes elétricas na mesma linha de produção de modelos equivalentes com motores a gasolina, híbridos ou a diesel, permitindo que a montadora alemã aumente rapidamente a produção caso a demanda aumente, disse um porta-voz da Daimler.

Atualmente, a Mercedes produz seus modelos compactos A-class, B-class e GLA nas fábricas de Rastatt, na Alemanha, Kecskemét, na Hungria, Pequim e em Aguascalientes, no México, tendo fabricado no ano passado 620 mil veículos compactos.

Por outro lado, a fabricante de carros elétricos rival norte-americana Tesla produziu 101.312 veículos no ano passado.

Em setembro, a Mercedes-Benz apresentou o "Concept EQA", um carro elétrico com alcance de cerca de 400 quilômetros, que pode ser recarregado sem precisar ser conectado em uma tomada.

A Daimler disse que está adaptando sua fábrica francesa para expandir as instalações de montagem e remodelar a infraestrutura do local para produzir o primeiro carro de passageiros da história da Mercedes-Benz na França, disse a empresa.

A capacidade de produção anual da fábrica de Hambach, onde a Daimler produz variantes elétricas e de motores de combustão de seus veículos Smart de dois lugares, era de mais de 80 mil carros no ano passado.

A Mercedes já está se preparando para produzir um veículo utilitário esportivo totalmente elétrico, o EQC, em Bremen em 2019. Ele compartilha suas bases de produção com o GLC, o veículo utilitário esportivo mais vendido atualmente pela Mercedes-Benz.

No ano passado, a Mercedes vendeu mais de 805 mil veículos utilitários esportivos, com vendas impulsionadas principalmente pelos modelos GLC e GLA.

(Por Edward Taylor)