Topo

Mobileye, da Intel, fecha acordo fornecer direção autônoma a 8 milhões de carros

17/05/2018 13h52

Por Steven Scheer

JERUSALÉM (Reuters) - A Mobileye assinou contrato para fornecer solução de direção autônoma a 8 milhões de carros de uma montadora europeia, disse um representante da empresa israelense controlada pela Intel.

Os termos financeiros do acordo e o nome da montadora não foram divulgados.

O contrato é um dos maiores assinados até agora pela Mobileye e um sinal sobre como montadoras e fornecedores estão acelerando a introdução de características que automatizam determinadas tarefas --como direção em estrada e freios de emergência. O objetivo é gerar receita enquanto a tecnologia para permitir a direção totalmente autônoma em todas as condições está a anos de distância da aplicação em massa.

O acordo para os sistemas avançados de direção assistida começará em 2021, quando o chip EyeQ5 da Intel, que é desenhado para direção completamente autônoma, for lançado. O modelo será uma nova versão do EyeQ4, que será implementado nas próximas semanas, disse Erez Dagan, vice-presidente sênior para desenvolvimento avançado e estratégia da Mobileye.

A Intel e a Mobileye estão competindo com uma série de outros produtores de chips e de sistemas de visão de máquina, incluindo a Nvidia, para fornecer os cérebros e os olhos de carros autônomos.

O futuro sistema estará disponível para uma variedade de modelos de carros que terão automação parcial, na qual o veículo é dirigido automaticamente, mas o motorista precisa ficar alerta, assim como em modelos integrando um sistema mais avançado de automatização condicional.

A Mobileye, comprada pela Intel no ano passado por 15,3 bilhões de dólares, diz que cerca de 27 milhões de carros de 25 montadoras usam algum tipo de sistema de direção assistida e que a Mobileye tem uma participação de mercado de mais de 70 por cento.

"Até o fim de 2019, nós esperamos mais de 100 mil carros nível 3 com o Mobileye instalado", disse o presidente-executivo da Mobileye, Amnon Shashua.

No nível 3, o carro é autônomo, mas o motorista tem cerca de 10 segundos para assumir a direção se o sistema não puder continuar.

A Mobileye está trabalhando com diversas montadoras, tais como General Motors --para seu sistema Super Cruise--, Nissan, Audi, BMW, Honda, Fiat Chrysler e a chinesa Nio, para fornecer suas tecnologias nível 3 até o próximo ano.

Em sua sede em Jerusalém, a Mobileye também está testando uma tecnologia mais avançada, nível 4, em sedãs híbridos Ford Fusion, que usa 12 pequenas câmeras e quatro chips EyeQ4. Em um teste presenciado por repórteres da Reuters, esses carros foram capazes de transitarem por ruas de Jerusalém ao meio do dia sem interferência de motorista.

(Reportagem adicional de Joe White em Detroit)