Topo

Fabricante de chips Intel apresenta planos para expansão em Israel de US$5 bi

15/05/2018 14h41

JERUSALÉM (Reuters) - A Intel informou nesta terça-feira que apresentou planos para expandir suas operações de produção em Israel, com o governo afirmando que a fabricante de chips norte-americana investirá cerca de 5 bilhões de dólares.

A Intel é uma das maiores empresas empregadoras e exportadoras de Israel, onde muitas de suas novas tecnologias são desenvolvidas. O novo investimento vai modernizar sua fábrica em Kiryat Gat, no sul de Israel, informou a companhia em comunicado.

A empresa não forneceu detalhes financeiros.

O Ministério das Finanças de Israel disse que a empresa investirá cerca de 18 bilhões de shekels (5 bilhões de dólares) na fábrica entre 2018 e 2020 e concordou em gastar 3 bilhões de shekels em fornecedores locais.

"De acordo com representantes da empresa, este investimento deve abrir o caminho para um futuro investimento significativo para uma atualização tecnológica no local israelense", disse o ministério em um comunicado.

Em troca, a Intel será beneficiado com a extensão de sua taxa reduzida de imposto de 5 por cento até 2027. O Ministério das Finanças disse que também está considerando conceder à Intel uma subvenção de 700 milhões de shekels, com uma segunda do mesmo tamanho com os futuros investimentos.

"Isso é para incentivar a empresa a realizar o investimento futuro que pode ser significativamente maior do que os investimentos passados ​​e atuais", disse o ministério.

A Intel informou que exportou 3,6 bilhões de dólares de bens e serviços de Israel em 2017, cerca de 8 por cento do total de exportações de alta tecnologia do país.

(Por Ari Rabinovitch)