Topo

Califórnia se torna primeiro Estado dos EUA a exigir paineis solares em casas novas

09/05/2018 19h19

Por Sebastien Malo e Nichola Groom

NOVA YORK/LOS ANGELES (Thomson Reuters Foundation) - Construtoras na Califórnia terão que colocar paineis solares na maioria das residências novas a partir de 2020, seguindo exigências de novos padrões de construção adotados nesta quarta-feira, o primeiro movimento do tipo nos Estados Unidos e que poderá dar um forte impulso à indústria de paineis solares.

A decisão, adotada unanimemente pela Comissão de Energia da Califórnia, é parte do esforço do Estado para combater a mudança climática global. Ela aconteceu apesar de estimativas de que elevaria o custo inicial de uma casa nova em cerca de 10 mil dólares em uma das áreas mais caras do país.

A Comissão estimou que o padrão adicionará cerca de 40 dólares às prestações mensais de hipoteca, o que será compensado por uma economia de 80 dólares por mês em contas de energia.

"Não podemos deixar os californianos em casas que são essencialmente o equivalente residencial dos beberrões de gasolina", disse o comissário David Hochschild antes da votação.

Os novos códigos de construção incluem atualizações aos padrões de ventilação e iluminação. Coletivamente, eles deverão reduzir as emissões de gases estufa do Estado em 700 mil toneladas ao longo de três anos, nível equivalente à retirada de 115 mil carros das ruas, segundo autoridades do Estado.

A votação foi uma grande vitória para a indústria de paineis solares, que já considera a Califórnia como seu maior mercado. A demanda por equipamento solar na Califórnia poderia subir em 10 a 15 por cento em função dos novos padrões, projetou a Comissão de Energia em um estudo mais cedo no ano.